Voltar a Página Principal

Blog da Gabi ;)

Divagações, citações, fotos, livros e viagens. Amigos, família, planos, projetos, música. Opinião, conversa pra jogar fora, vontade de escrever.


15.1.08

Uma breve hist�ria do mundo

Uma visão geral sobre a humanidade e sua hist�ria � essa � a melhor definição que posso dar sobre o livro que acabei de ler. � muita informação sobre desde o surgimento do homem h� 2 milh�es de anos na �frica, até a chegada do homem � lua e aos dias atuais.

São somente 342 p�ginas pra contar muita coisa no livro Uma breve hist�ria do Mundo, escrito pelo professor da Universidade de Harvard e da Universidade de Melbourne, o historiador Geoffrey Blainey � suas aulas devem ser uma del�cia, j� que escreve de uma forma tão simples e imparcial sobre a nossa evolução.

Primeiro, o homem desceu das �rvores, na �frica. Deste ponto em diante, se tornou um explorador: descobrindo plantas comest�veis atrav�s do acerto e erro, muitas vezes morrendo envenenado. Ca�ava o que podia com seus instrumentos ainda muito r�sticos, como pedras. E cada vez ia mais longe para descobrir novas formas de se alimentar e viver. Era n�made, até que encontrasse um lugar que considerasse interessantes para viver � e nestes lugares, as gerações posteriores se esqueciam de seus antepassados e de onde vinham. Come�aram a plantar e domesticar animais e a se instalar em lugares certos.

Neste tempo, j� estavam espalhados pela Europa, Am�ricas, �sia, Nova Zel�ndia, Austr�lia (que ainda não tinham esses nomes, � claro). Os mares subiram, as configurações dos continentes mudaram e as tribos deixaram de ter a possibilidade de contatos entre si (o que j� não acontecia, pois estavam muito distantes uns dos outros) e assim, cada uma cresceu e evoluiu conforme as possibilidades de sua região.

A utilização da madeira das florestas, as plantações perto de rios (utilizando os sedimentos que estes deixavam depois das cheias) foram as primeiras devastações de solo que aconteceram. E com elas, a erosão, o empobrecimento do solo e a necessidade de encontrar outras alternativas para se alimentar. Os homens tinham bem definidas as estações do ano, vivendo em função delas: no verão, a colheita e o armazenamento para o inverno; na primavera, os plantios � e assim por diante.

A criação da roda; a descoberta do milho nas Am�ricas; a fabricação de cervejas (que as crian�as também tomavam); as plantações de algodão para fazer roupa; e a importação da seda da China para todos os lugares possíveis na época do Imp�rio Romano. A riqueza do Egito, as cidades do Oriente M�dio; a criação da imprensa, da palavra escrita; a hist�ria das religi�es, sendo explicadas sem f�bulas e de uma forma pr�tica; o surgimento do juda�smo.

Jesus era filho de carpinteiro � na sua época, isso significava ter muito conhecimento. E ele era um ex�mio orador. Ele simplesmente facilitou os ensinamentos e deveres dos judeus e assim, criou uma religião mais male�vel para a época. Fala-se de Maom� (casado com uma vi�va rica que muito o ajudou e depois, escreveu sobre as mulheres serem inferiores), criador do isl�.

E depois, o descobrimento das Am�ricas, da Austr�lia; conhecimentos de medicina; a revolução com a m�quina de vapor; a deterioração de povos; a unidade europ�ia e suas col�nias; as guerras na China, no Japão, entre os pa�ses europeus; a Primeira e a Segunda Guerra Mundial � quem foram Hitler, St�lin, Mussolini. A ci�ncia como novo imp�rio � o conhecimento como arma e como possibilidade de paz.

� uma visão de tudo. E claro, se for de seu interesse, � preciso se aprofundar. Mas, para ter um conhecimento geral, sem ter que dividi-lo em matérias de hist�ria e geografia, como se faz na escola. Tudo � fundido aqui: as duas matérias e ainda a literatura, de suma import�ncia para os registros de outras épocas. Um livro interessantíssimo e que vou reler daqui um tempo � pra não deixar escapar nada!

Marcadores:

11 Comentários:

Blogger Elis said...

Adorei a forma como você exp�s o livro. Estou lendo, ainda no in�cio, e estou gostando muito. Logo, logo eu termino a leitura. ;)

4/5/08 12:15  
Anonymous Gabi said...

Oi, Elis!

Obrigada!
Tenho certeza que você vai gostar.
Volte pra me contar depois! ;)

Beijos

4/5/08 20:51  
Anonymous Anônimo comentou...

Me interessei pelo livro pela forma que sua resenha foi escrita !
Vou compr�-lo hoje mesmo :)
Obrigado.

10/7/08 17:38  
Blogger Gabriela said...

Anônimo (me conta seu nome?),

Estou lisonjeadíssima!
Obrigada e fico feliz demais em saber que convenci algu�m de ler um livro tão interessante como esse!

Beijos

Gabi

10/7/08 17:55  
Anonymous Anônimo comentou...

Li, uma pr�via deste livro num an�ncio de oportunidade que saio em uma revista que não me recordo bem o nome. E confeão que com o pouco que li...adorei

adoro assuntos que envolve a evolução de nossa esp�cie.

obrigado pela pequena resenha do livro

12/8/08 16:32  
Anonymous Anônimo comentou...

Ol�!

Estou no in�cio do livro, e estou gostando muito.O livro além de fazer relembrar as hist�rias do mundo, oferece conhecimento a todos os p�blicos.

16/8/08 11:09  
Anonymous aloizio said...

só uma coisa passa despercebida, não sei se na tradução ou omissão...
ele fala muito nas plantações de linho. mas não esclarece que:

linho=c�nhamo=cannabis=maconha

8/10/08 15:39  
Anonymous Nelson said...

Para esclarecer:
c�nhamo=maconha=Cannabis sativa e linho � uma outra esp�cie de planta. Ambas são produtoras de fibra. Como descobriram efeito narc�tico no c�nhamo, deu no que deu.

28/2/09 07:34  
Blogger Jaime said...

OI, TB LI ESSE LIVRO E GOSTEI MUITO, VC O DESCREVE MUITO BEM PARABENS

21/11/09 16:26  
Blogger Ma said...

Ol�!!!!

Eu estou lendo este livro! E estou amando!
Estava procurando gravuras sobre ele para publicar no meu blog e me deparei com seu blog.
Parabéns pela resenha!!

Abraços!

26/11/09 15:07  
Anonymous Anônimo comentou...

Parabéns pela Resenha, também estou a ler o livro e uma dica muito legal a se fazer � junto a leitura ir acompanhando em um mapa global, google maps ajuda muito, � facil e empolgante, � possível analisar até mesmo as pertes que foram inundadas ap�s os mares subirem em 20000 a.c, observe o relevo no fundo do mar, que no google maps � facil de observar.

A única coisa que o livro pecou foi não ter o desenho de mais mapas para acompanhar em cada capitulo.

Abraços

1/2/10 23:28  

Postar um comentário

<< Home